Este Projeto Pedagógico é fruto da reformulação das Estruturas Curriculares dos cursos da Universidade Estadual de Goiás ao longo do ano de 2014, implantada neste início de 2015. Como todos os demais cursos, o curso de Licenciatura Plena em História, do Câmpus Morrinhos, ao refletir sobre as diversas propostas de alteração da Estrutura Curricular, o fez tendo por base a necessidade de se repensar todo o processo formativo dos profissionais da História da instituição, colocando-os em sintonia com o recente desenvolvimento da produção historiográfica e dos métodos de ensino, considerando que tal desenvolvimento, que é social, política e culturalmente situado, condiciona o quê, o como e o para quê ensinar e aprender história.
Tendo em vista concretizar essa aspiração, inseriram-se neste Projeto Pedagógico mecanismos que possibilitam a articulação entre teoria e prática e o desenvolvimento da interdisciplinaridade, tanto na dimensão do ensino quanto da pesquisa. Ancorados nesse instrumental, os cursos de História da UEG têm como missão formar professores com amplo domínio do conhecimento histórico, bem como dos seus processos de produção e dos saberes necessários ao seu ensino nas séries do ensino fundamental e médio, nas modalidades regular e Educação de Jovens e Adultos. Este currículo contém, portanto, os elementos necessários à formação do profissional da História capacitado para realizar tanto o ensino dos conteúdos da disciplina quanto para produzir e difundir o conhecimento histórico.
A formação desenvolvida com base neste Projeto Pedagógico se articula em torno de quatro núcleos de disciplinas: núcleo comum, composto por disciplinas oferecidas em comum a todos os cursos da Universidade Estadual de Goiás; núcleo de modalidade licenciatura, composto por disciplinas de formação pedagógica oferecidas em comum a todos os cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Goiás; núcleo específico, constituído de conteúdos de áreas de conhecimento afins à História; e núcleo livre. A articulação entre teoria e prática perpassa todas as disciplinas, especialmente no desenvolvimento da prática curricular na forma de projetos interdisciplinares, tendo como ponto culminante a produção de um Trabalho de Curso e a realização do Estágio Supervisionado pelos graduandos. Além dos conteúdos e procedimentos já elencados, prevê-se a participação obrigatória dos graduandos em atividades acadêmicas complementares durante todo o curso.
Em termos estruturais, o Projeto se compõe de uma justificativa do marco epistemológico, onde se encontram a concepção de homem, de sociedade, de história, de educação, de professor e de currículo; do perfil profissional e respectivas competências e habilidades que propõe formar; dos objetivos do curso; da estrutura curricular e das formas de articulação entre seus diversos componentes; do ementário das disciplinas e respectivas bibliografias básica e complementar; dos princípios e parâmetros do sistema de avaliação; do perfil do quadro docente pretendido pelo curso; da previsão de nominata do corpo docente de cada curso, na forma de anexo; dos princípios e parâmetros da formação continuada a ser oferecidos aos egressos e demais interessados; a previsão de avaliação institucional e dos mecanismos de aperfeiçoamento do Projeto; princípios e formas da gestão acadêmica dos cursos; indicações sobre a formação do acervo bibliográfico e constituição de laboratórios de pesquisa e ensino; previsão das formas de ingresso no curso e ações para implementação do Projeto.
Uma das características mais importantes da atual reformulação da Estrutura Curricular do curso de História é o reforço na função da formação cidadã, com o aumento ou reforço de conteúdos e de disciplinas voltadas para a reflexão e discussão de temas étnicoraciais, gênero, direitos humanos e diversidades. Tal característica, além de estar em sintonia com o ordenamento jurídico em vigor, também busca cumprir as determinações e recomendações expressas nas resoluções e regulamentações próprias do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação e nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
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